quinta-feira, 6 de maio de 2021

Desejo

 

Não quero o aprendizado

que fere,  anunciando a dor.

Quero antes o riso

que deixei para trás

 no amor que perdi.

 

Quero a minha menina

 

Tão feliz!

Que se  achava na fantasia

 E se perdia na companhia

Do amor.

 

Quero o falar

Não o silêncio de bocas e mãos

Pesado silêncio

De solidões.

 

Quero mãos que brindem

Ao amor, à música

E que possam sempre

Se enlaçar em momentos de ternura.

 

Quero tudo que afaste a tristeza

Que reviva a alegria

Esquecida nos porões

Mas ainda viva, em meu coração...

FATUM

 


Foram-se mãos que se afagaram

Calaram-se bocas que sussurraram

Perderam-se  caminhos percorridos

Revividos na única noite

Em que se amaram como da primeira vez

Inaugurando um possível futuro

Que o destino o desfez.

sábado, 3 de abril de 2021

Das flores

 Sábias são as violetas:

só as cor de saudade floresceram

Leonor

 Leonor

Dos olhos tristes
dos cabelos brancos
da tez enrugada
dos caminhos tantos
que foram seus...
Leonor que foi Nora
que descansa em paz
ao lado do criador...
Leonor, minha doce Leonor
quanta saudade tua!
quanto pranto contido
em tua ausência,
doce Leonor....
Leonor que foi sempre
a que nunca partirá
Leonor, avó querida
quanto ainda vou te amar...

domingo, 21 de março de 2021

Epifania


No tempo da delicadeza
Distante, quase esquecido
Nesse turbilhão de mágoas e ódio
Costumávamos ser um
Ser uns
Relembrando os idos
Planejando os vindos
Sempre na perspectiva do dois.
Triste vírus
Alastrou-se pelo chão, pelo ar
Pelas mãos, pelos beijos...
E todas as bocas se calaram
Dos afetos que nós tínhamos
E todos os abraços envelheceram
No gelo que nos paralisou
Na tentativa vã
De deter o íntimo inimigo
Que nos revelou.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Maria, Maria ...

 



Quando eu nasci, uma fada malvada

Nem anjo, nem torto querubim

Murmurou, num riso ruim

Vai, Cátia, na vida ser Maria !

Misturadas,  dor e alegria

Ficaram marcadas  em mim

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Menina, menina...




Essa menina que me habita, que pergunta tudo e nada sabe
Essa menina fora de hora, tão aquém da mulher madura
perdura, curiosa, crente de tudo
de que já descri.

Ela sussurra coisas de que já me esquecera
me ensina outras que nunca aprendi
me mostra um mundo inquieto
a mim, que tenho procurado a quietude
na vida...

Essa menina é louca!
quem lhe deu o direito
de se fazer presente, em horas inesperadas
e se ir assim, deixando esse vazio
Esse gosto de perguntas tolas
De respostas sem perguntas
tão tardias...

As marcas na face
as luzes douradas
as mágoas todas
a solidão....
E essa menina que insiste em surgir
que insiste em ser


essa menina...